top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra Lauren Klas

Tecnologia EMSCULPT® para indução de crescimento muscular não invasivo e queima de gordura



Já falamos por aqui sobre ele, EMSCULPT, o mais novo xodó dos amantes e NÃO amantes de academia, mas que também ambicionam por um corpo escultural, sem precisar investir longas horas nos exercicios aerobicos ou de musculação, a fim de obter resultados satisfatórios! Seja como for, a nova tecnologia é tão promissora, que merece explicações mais detalhadas sobre seus mecanismos!



O papel da gordura e dos músculos na aparência estética:

O corpo humano é composto, primordialmente, por gordura (25% aproximadamente) e tecidos musculares (sendo 42% no corpo masculino e 36% no corpo feminino). Muitos procedimentos tratam da gordura subcutânea que se correlaciona com a forma geral do corpo e sua redução pode proporcionar uma aparência mais elegante. Os músculos subjacentes são, no entanto, igualmente importantes

para um aumento do tônus ​​muscular e melhor definição do contorno do corpo, reduzindo o prolapso / flacidez localizada e proporcionando uma aparência estética mais saudável.



Tecnologia HIFEM® - Como funciona:

O EMSCULPT é fundado numa tecnologia de campo eletromagnética de alta intensidade (HIFEM) capaz de induzir contrações do músculo supramáximo.


A rápida mudança no campo magnético induz correntes elétricas no tecido onde

despolariza as membranas neurais e dispara estímulos nos músculos alvo, causando contrações.



Despolarização do nervo para indução de contrações supra máximas nos músculos:

Durante as contrações musculares voluntárias normais, as fibras musculares relaxam entre cada estímulo nervoso devido à incapacidade do sistema nervoso central de sinalizar outro impulso enquanto o anterior ainda está em ação.


O EMSCULPT gera impulsos que são independentes da função cerebral e numa frequência tão rápida que não permite tal fase de relaxamento. Sob condições normais, a maior quantidade de tensão que poderia ser desenvolvida e realizada fisiologicamente pelo nosso corpo é chamada de contração voluntária máxima (MVC - sigla em inglês) a qual, normalmente, dura apenas uma fração de segundo.


Contrações com tensão superiores a MVC são definidas como supramáximas.

Tendo isso em vista, o EMSCULPT tem a capacidade de gerar contrações supramáximas e mantê-las por vários segundos, o que aumenta significativamente o

estresse / carga de trabalho necessária para permitir que os músculos se adaptem.



Os efeitos do EMSCULPT no tecido adiposo

Durante a atividade física, os músculos precisam de energia para produzir contrações. A energia é derivada, primeiramente, de trifosfato de adenosina (ATP)

e, posteriormente, de fosfato de creatina e glicogênio para alimentar os músculos. Quando estes estão esgotados, os processos catabólicos do corpo ocorrem na forma de lipólise - ou seja, a quebra de lipídios (triglicerídeos) em ácidos graxos livres e glicerol. Essas moléculas liberadas, geralmente, atuam como uma fonte de energia para a atividade muscular necessária e para o metabolismo corporal.


Durante um tratamento com EMSCULPT, os músculos são contraídos em níveis superiores. Alguns sinais são enviados para o cérebro informando que uma quantidade extrema de energia será necessária para suprir essas contrações e que a liberação de epinefrina foi aumentada significativamente. O resultado é uma reação catabólica extrema e a supramáxima da lipólise, que por sua vez, provoca uma liberação de ácidos graxos livres (FFA - sigla em inglês).


Quando a quantidade de FFA liberada excede os níveis normais, eles começam a se acumular intracelularmente em adipócitos circundantes e, eventualmente, levam à sua disfunção. Esse efeito catabólico e supramáximo da lipólise ocorre principalmente na área próxima contração dos músculos, devido ao aumento do fluxo sanguíneo do tecido adiposo e substâncias parácrinas liberadas

pelos músculos em contração. Este princípio da célula apoptose induzida por excesso de FFA foi previamente observado e demonstrado em diversos

estudos específicos.


Efeitos clínicos que os pacientes podem esperar:

Após o tratamento com o EMSCULP, direcionado e indicado por profissionais qualificados e autorizados, o paciente poderá notar um crescimento significativo dos músculos e uma redução considerável de gordura, adquirindo assim o efeito estético tanto almejado.



EMSCULPT em Sorocaba com a Dra. Lauren:

Se você mora em Sorocaba e região e almeja conhecer essa mais nova tecnologia, saiba que você não precisa se deslocar até a grande São Paulo para ter acesso a mesma e com profissionais altamente qualificados.


211 visualizações0 comentário
bottom of page