
Procedimentos Faciais Cirúrgicos
Conheça nossos procedimentos cirúrgicos faciais. Clique para saber mais:

BLEFAROPLASTIA
A cirurgia plástica das pálpebras corrige os excessos de pele, as bolsas de gordura e a flacidez muscular do território palpebral, podendo, em certos casos, melhorar o aspecto funcional, com aumento do campo visual.
Na blefaroplastia superior, a cicatriz se posiciona ao longo de uma prega natural. Na blefaroplastia inferior, a cicatriz fica abaixo dos cílios, com ligeiro prolongamento lateral. As cicatrizes costumam se tornar inaparentes ao fim de seis a doze meses. As bolsas de gordura inferiores podem ser removidas por incisão interna (conjuntiva), quando não há necessidade de se retirar pele da pálpebra inferior.
A intervenção é realizada em centro cirúrgico, com anestesia local, anestesia local com sedação ou anestesia geral. O tempo de permanência no hospital poderá variar de 8 horas nos casos de anestesia local a 24 horas nos casos de anestesia geral.
A blefaroplastia traz rejuvenescimento à região orbital, com melhora do aspecto "cansado" do olhar. Porém é importante levar em consideração o fato de que isoladamente ele não proporciona rejuvenescimento geral à face.
A blefaroplastia não corrige a queda dos supercílios, o envelhecimento cutâneo, a ação dos músculos glabelares (entre as sobrancelhas) ou ainda a ação dos músculos orbiculares ("pés de galinha"). Nestes casos é comum se associar outros procedimentos como suspensão de supercílios, toxina botulínica (Botox®) ou lifting facial.
CERVICOPLASTIA
A cervicoplastia ou lifting cervical é uma das cirurgias propostas para o rejuvenescimento facial, capaz de realçar o contorno facial e suas proeminências ósseas, características marcantes das faces jovens.
Dentre as indicações para a cervicoplastia temos a perda da definição do contorno e do ângulo mandibular, as bandas platismais (pregas musculares verticais), a flacidez de pele e o excesso de gordura na região do pescoço e do submento.
Este procedimento cirúrgico promove o reposicionamento dos músculos da região cervical e a remoção do excesso de pele e gordura da região inferior da face e do pescoço.
A região cervical é tratada através de incisão que se estende desde a região pré-auricular até a raiz do cabelo retroauricular, algumas vezes associada à incisão no submento.
O Lifting cervical é realizado em centro cirúrgico sob anestesia geral. O período de permanência no hospital após a cirurgia é de 24 horas.


MENTOPLASTIA
Mentoplastia é a correção cirúrgica da posição do mento em relação à face. A mentoplastia mais comum é aquela que visa corrigir o retroposicionamento do mento, através da inclusão de um implante.
O implante mais frequentemente utilizado é o de silicone. O silicone é um material biologicamente seguro e exaustivamente testado na medicina.
A finalidade principal desta cirurgia é melhorar o equilíbrio facial do paciente no perfil, e para tal muitas vezes é associada à Rinoplastia.
A mentoplastia é realizada em centro cirúrgico, sob anestesia geral. O tempo de permanência no hospital é de aproximadamente 24 horas.
A cicatriz não fica aparente pois se posiciona no sulco gengival. Geralmente o paciente refere pouca dor no pós operatório e o edema costuma regredir em algumas semanas.
OTOPLASTIA
As orelhas em abano ocorrem em 5% da população e se caracterizam pelo aumento da angulação da orelha em relação à cabeça. Esta condição é notada ao nascimento e se torna pronunciada na infância, trazendo problemas psicológicos e comportamentais.
Nos recém nascidos é possível a correção das orelhas em abano com moldes específicos. Porém esta abordagem só é eficaz se iniciada na primeira semana de vida. A correção cirúrgica é indicada na fase pré-escolar, entre 5 e 7 anos, quando as orelhas possuem 95% do seu tamanho final.
A otoplastia é realizada em centro cirúrgico, sob anestesia geral em crianças, ou anestesia local com sedação em adultos. O tempo de permanência no hospital poderá variar de 8 horas nos casos de anestesia local a 24 horas nos casos de anestesia geral.
A cicatriz não fica aparente pois se posiciona no sulco que se encontra atrás das orelhas. Geralmente o paciente refere pouca dor no pós operatório.
A recidiva das orelhas em abano é muito baixa quando a cirurgia e os cuidados pós-operatórios são bem conduzidos.


RINOPLASTIA
A rinoplastia visa melhorar a forma e o tamanho do nariz. O objetivo final é proporcionar um nariz natural e harmônico com as características faciais de cada indivíduo.
Em pacientes que possuem queixa respiratória, a rinoplastia estética pode ser associada a correções funcionais como a correção do desvio de septo nasal ou da hipertrofia de cornetos.
O tratamento cirúrgico deve ser individualizado e avaliado segunda a necessidade de tratamento do dorso nasal (giba), da ponta e das asas nasais.
A incisão é realizada na base da columela, sendo a cicatriz residual pouco visível. Quando há necessidade de redução das asas nasais, as incisões são feitas nas laterais de cada narina.
A cirurgia é realizada em centro cirúrgico, sob anestesia geral, e o tempo de internação é de 24 horas.
O edema nasal demora até 1 ano para regredir totalmente, e apesar de os resultados já serem evidentes nos primeiros dias, o resultado definitivo não pode ser considerado antes de 6 meses de pós-operatório.
RITIDOPLASTIA
A ritidoplastia visa corrigir a flacidez de pele da face e atenuar sinais do envelhecimento facial. Esta cirurgia não visa corrigir rugas estáticas ou dinâmicas, que poderão ser melhor tratadas com o uso da toxina botulínica, peeling e laser.
O envelhecimento facial está associado à alteração na qualidade e quantidade de pele, à redistribuição e atrofia do tecido gorduroso da face, o descenso geral das estruturas faciais decorrentes da gravidade e da ação da musculatura facial, e ao remodelamento ósseo.
O terço superior da face, região frontal e periorbitária, é tratado por via endoscópica. Este tratamento visa o reposicionamento dos supercílios, através de pequenas incisões no couro cabeludo. Quando necessário, podemos associar a blefaroplastia.
O tratamento do terço médio visa atenuar o sulco nasolabial ("bigode chinês") e melhorar o contorno mandibular ("buldogue"). Esta região é tratada com o reposicionamento dos tecidos da face através de incisão que se estende desde a região pré-auricular até a raiz do cabelo retroauricular.
A região cervical é tratada pelas mesma incisão do terço médio, algumas vezes associada à incisão no submento. Este tratamento corrige o excesso de pele e gordura, assim como a flacidez muscular da região cervical.
A cirurgia é realizada em centro cirúrgico, sob anestesia geral, e o tempo de internação pode variar entre 24 e 48 horas de acordo com a necessidade de cada caso.


SUSPENSÃO DE SUPERCÍLIOS
O envelhecimento facial, além de outras alterações, se caracteriza pela queda da porção lateral dos supercílios. Esta alteração transmite uma aparência de olhar cansado e triste, e pode ocasionar um falso excesso de pele nas pálpebras superiores.
Muitas vezes, a realização de uma blefaroplastia isoladamente não é suficiente para se obter um efeito completo no rejuvenescimento do olhar. A relação entre os supercílios e as pálpebras são determinantes para a aparência da região orbital.
A suspensão dos supercílios pode ser realizada por via endoscópica, e visa o reposicionamento dos supercílios através de pequenas incisões no couro cabeludo. Quando necessário, podemos remover parcialmente os músculos entre as sobrancelhas.
A cirurgia é realizada em centro cirúrgico, sob anestesia local com sedação ou geral. O tempo de internação pode variar entre 24 e 48 horas de acordo com a necessidade de cada caso.