top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra Lauren Klas

Dicas de verão para a sua pele e sua saúde!



Falemos daquilo que você já sabe mas insiste em esquecer todo ano!!! E todo ano, nós, persistimos em te lembrar sobre os cuidados necessários com a sua saúde e a saúde da sua pele, para aproveitar o verão com responsabilidade! Sem contar os benefícios que esses cuidados acrescentam no resultado daquele procedimento estético que você fez com a gente durante esses 365 dias, investiu alto e tanto almejou...sabe?

Então, bora ter aquela vergonha na cara e continuar se cuidando!!!


Dezembro laranja:

Não é à toa que a cor escolhida, bem como o tema selecionado, para refletir o mês de dezembro é o laranja, atrelado à prevenção do câncer de pele. Afinal, como já sabemos, um dos principais causadores desse mal é, de fato, os famosos raios ultravioletas.


Há 05 anos a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza a campanha #DezembroLaranja, para alertar a população sobre prevenção, diagnóstico e acesso a tratamento da doença, que é o tipo de câncer mais comum no Brasil, proveniente da exposição solar ou, em alguns casos também, ocasionados por fatores genéticos.


Além do câncer de pele, a luz do sol, especialmente os raios UVA e UVB, podem causar queimaduras, envelhecimento precoce, danos oculares, debilidade do sistema imune, reações fotoalérgicas e fototóxicas.


UVA x UVB

Raios Ultravioletas A:

Esses raios estão constantemente presentes durante o dia. Eles ativam o pigmento melanina, presente nas células da camada superior da pele, produzindo um bronzeado de curto prazo. Praticamente, passam, sem dificuldades, através das nuvens e poluição, podendo até mesmo, penetrar através de vidros e janelas.

Uma vez que penetram fundo na camada mais inferior da pele (derme), eles desempenham um papel importante na lesão solar a longo prazo. São eles os principais responsáveis pelos danos abaixo:

  • Envelhecimento precoce da pele

  • Alergia Solar, PLE e intolerância solar

  • Imunossupressão

  • Dano ocular e retiniano

  • Efeitos indiretos ao DNA mediados através da formação de radicais livres

  • Mutações genéticas(Melanoma)

  • Fotosensibilidade induzida por medicamentos.

Raios Ultravioletas B:

Esses raios apresentam variações de intensidade durante o dia e são mais intensos ao meio-dia. Responsáveis pela produção de melanina, pigmento responsável pelo bronzeado prolongado, eles também estimulam a regeneração celular, produzindo assim uma epiderme mais espessa.

Em altitudes mais elevadas, durante o verão, podem gerar queimaduras e danificar a pele de forma mais acentuada, gerando radicais livres em todos os níveis da epiderme, mesmo quando penetrados em menor profundidade.

Afetam o DNA celular mais que os raios UVA e são a causa principal de lesões solares agudas, tais como:

  • Queimaduras

  • Dano direto ao DNA celular e câncer de pele

  • Dano ocular e retiniano

  • Fotossensibilidade provocada por medicamentos.

Prevenção é sempre a melhor opção:

É claro que a solução para evitar esses problemas oriundos da exposição solar não será fugir dele o tempo todo! Até porque, como sabemos, o sol nos traz importantes benefícios também, tais como o aumento da Vitamina D e a produção da serotonina, hormônio relacionado ao nosso bom e sagrado humor. Responsável por controlar nossa disposição e estar associada com sentimentos felizes, é constatado que, em dias mais nublados, sua produção diminui se comparada aos dias mais brilhantes nos quais nos expomos mais ao sol!


Sendo assim, nos resta acertar nos cosméticos e adotar alguns hábitos para atingirmos o perfeito equilíbrio que mais se adequa a nossa saúde! #tomemnota:

  • Evitar se expor ao sol em horários de maior incidência (das 10h às 16h);

  • Utilizar chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo;

  • Procurar locais de sombra;

  • Manter boa hidratação corporal;

  • Usar diariamente protetor solar com fator de proteção de no mínimo 30, com reaplicação a cada 2 ou 3 horas, ou após longos períodos de imersão na água.

Mas Dra, já sabemos de tudo isso!!!...Pois é, como falamos no início deste post blog, conhecemos bem nossos pacientes e, mesmo cansados de saber, ainda assim falham na hora H. Por esse motivo, nos comprometemos a relembrá-los sempre que possível. Afinal, nosso principal objetivo é vê-los com saúde, com a autoestima lá no alto e contentes com a duração dos procedimentos que realizaram ao longo do ano aqui conosco!


Passado as férias de verão, corre para a Klinik!

Mesmo se precavendo e tomando todos os cuidados, algumas mudanças no nosso corpo e pele ao longo dos anos, em decorrência do envelhecimento, são inevitáveis. Por isso, nunca deixe de cuidar da sua autoestima e fazer aquilo que você tem vontade! O importante é você se sentir bem com você!

Quer conhecer nossas soluções e tecnologias avançadas para cuidados com a pele e corpo? Agende uma consulta assim que retornar das férias! Estaremos te esperando!


14 visualizações0 comentário
bottom of page