Buscar
  • Dra Lauren Klas

Como lidar com a insegurança ao decidir fazer um procedimento estético.

Conhecendo as etapas de uma cirurgia plástica.


O receio de mudar muitas vezes é estimulado pelo medo do desconhecido, de não saber como é o processo e da falta de informação. Entende-se que quanto mais a pessoa sente segurança no profissional, na equipe e conhece todas as fases do procedimento, mais confortável ela vai se sentir para tomar a decisão. Pesquisar sobre, conversar com pessoas que já realizaram tal mudança, estudar o seu caso com especialistas do assunto, tirar dúvidas, conhecer toda a equipe, informar-se sobre a anestesia e período de recuperação estão entre os itens de preocupações de quem procura por um cirurgião plástico. As dúvidas sobre os cuidados que são necessários nas etapas de uma cirurgia plástica e/ou procedimentos estéticos são comuns, por isso reunimos algumas informações sobre o pré, durante e pós-operatório para te ajudar.

ANTES

Para que a cirurgia aconteça corretamente, é importante que o paciente siga algumas orientações que antecedem e aumentam a segurança do procedimento. Cada cirurgião tem sua forma de trabalhar, isso é fato, mas existem certos cuidados que se aplicam em qualquer situação. Por exemplo, é importante pausar todo e qualquer medicamento relacionado ao tratamento de obesidade, inclusive diuréticos, como também evitar medicamentos que contenham AAS (ácido acetilsalicílico) e Ginko-Biloba, tais restrições são estabelecidas para preservar de complicações no processo de coagulação.

Não poderia ser diferente com o uso de anticoncepcionais, este deve ter seu uso suspenso de 15 a 30 dias antes de cirurgias longas. E claro, evitar substâncias tóxicas e/ou drogas no período, isso se aplica ao hábito de fumar também, recomenda-se pausar por 15 dias antes e nas duas primeiras semanas de pós-operatório.

Em qualquer cirurgia é fundamental informar seu histórico médico! Então, informe se estiver com atraso no período menstrual ou possível gravidez. Qualquer alteração corporal e de sua saúde devem ser constatadas. Ah, não podemos deixar de mencionar a importância dos termos de consentimento para a realização da cirurgia, pois precisam estar devidamente preenchidos e assinados.

NA VÉSPERA DA CIRURGIA

E agora? A ansiedade e nervosismo tomam conta, por isso é importante estar acompanhado de pessoas que passam confiança e calma, sentir-se confortável e querido neste momento ajuda a lidar com a mudança que está por vir.

Lembre-se de respeitar o tempo de jejum determinado pela equipe médica. No caso de medicamentos controlados, a melhor e mais segura opção é perguntar ao médico responsável quais são as medidas cabíveis. Atente-se em manter uma alimentação equilibrada, evite exercícios físicos pesados e bebidas alcoólicas. Vale lembrar que não é necessário depilar o local a ser operado antes da cirurgia, a retirada dos pelos costuma ser realizada na clínica com tricotomizador elétrico.

CHEGOU O DIA DA CIRURGIA

Alguns cuidados são necessários para evitar transtornos. Tome “ô banho” na noite anterior, e se possível outro no dia da cirurgia, o mais próximo possível do horário da operação. É recomendado usar sabonete antisséptico e dar uma atenção especial à região que será operada. Se preocupe em comparecer à clínica no horário marcado, pontualidade é fundamental. Ao chegar, procure comunicar na recepção do local o nome e o telefone do acompanhante que virá buscá-lo. Como já dito, somente tomar a medicação prescrita, não usar cremes ou cosméticos, escolher roupas confortáveis (dê preferência às de algodão e mais larguinhas) e evitar usar objetos de valor.

NO PERÍODO DE RECUPERAÇÃO

Este é um momento crucial que tem impacto direto no resultado do procedimento e cicatrização.

Não estimule a procura por dicas na internet ou com amigos de como se recuperar mais rápido, cada corpo tem sua particularidade. Portanto, obedecer à prescrição médica e retornar ao consultório para acompanhamento nos dias e horários estipulados é indispensável. Manter o repouso do corpo, evitar atividades físicas pelo período recomendado, a higienização do local operado, evitar a exposição ao sol e a alimentação saudável são práticas aconselháveis nesse período e precisam de uma atenção a mais.

Caso tenha mais alguma dúvida, entre em contato conosco e agende uma avaliação!


QUERO FAZER UMA AVALIAÇÃO


Por Dra. Lauren Klas


Av. Gisele Constantino, 1850 | Edifício Iguatemi Business | Sala 410

Parque Bela Vista, Votorantim - SP, 18110-650

contato@dralaurenklas.com

Tel: (15) 3019- 7002  | WhatsApp: (15) 98111-0000

  • Facebook Dra Lauren Klas
  • Instagram Dra Lauren Klas

© 2019 por Noi Comunicação